SEO para Blogs em 2012

22 Fev
22/02/2012

As mais recentes alterações do Google Panda fizeram bastantes danos a muitos websites que viviam de conteúdo com pouca relevância e que tinha um fraco planeamento estratégico de SEO.

Constam em diversos forums de SEO que a Google prepara um novo “ataque”  a todos os sites que se apoiam em estratégias de link-building (link farms) pouco claras e que apostam num SEO que não beneficia o conteúdo nem a ligação ás redes sociais.

As razões pelas quais a Google têm insistido num contínuo melhoramento do seu sistema de busca, tem essencialmente a ver com o serviço que este monstro da Industria da Internet pretende oferecer aos seus clientes. A Google está determinada em reclassificar todos os sites indexados e enviar todos os sites sem conteúdo relevante para posições que se ajustam a este mau desempenho.  Assim todos aqueles que pesquisam na Internet pelo Google terão uma melhor experiência e encontraram o que procuram de uma forma mais rápida.

Para os profissionais de SEO irá ser necessário uma nova aproximação na optimização de websites. Até aqui existiam alguns princípios de SEO que passavam por:

  • Analisar as Keywords mais relevantes e aplicá-las ás páginas do websites
  • A construção do website optimizada para SEO
  • Construção de Link-Building com qualidade

Até 2008 era assim que se fazia SEO. Obviamente que existiam alguma tácticas mais elaboradas mas essencialmente estes eram os princípios básicos.

Com a crescente adesão dos Internautas ás redes sociais como o Facebook, Twitter e mais recentemente o Pinterest, a Google começou a atribuir uma maior relevância aos conteúdos que são partilhados nestas redes. Se os artigos, imagens, estudos são partilhados nas redes sociais significa que estes têm valor acrescentado para os Internautas. Simples.

Na minha opinião este burburinho na indústria de SEO, significa só uma coisa. Adapte-se ou desapareça dos motores de pesquisa.

Embora tenha sempre seguindo os princípios básicos de SEO, daqui para a frente irei guiar-me por uma nova lista de procedimentos que agora partilho:

  • Seleccionar palavras-chaves com intenção comercial e bom volume de pesquisas e construir todo o site em torno destas premissas.
  • Ter um conteúdo original e relevante e interligar o site entre si, criando uma estrutura interna forte.
  • Criar uma página na rede social Google+ e dar algo gratuito aos visitantes do site para subscrever a sua página. Certifique de completar todas os campos de preenchimento da sua página no Google+.
  • Criar uma página no Facebook e dar a seus visitantes algo gratuito para se tornar um fã da sua página. Certifique-se que esta página tem um link para seu site.
  • Criar uma página no Twitter com um link para seu site.
  • Criar canal do Youtube com um link para seu site.
  • Registe o seu site principal e sub-páginas em sites de social bookmarking.
  • Escolha entre três a cinco blogs no seu nicho para escrever bons artigos. Peça para trocar artigos. Estes artigos deverão ter um link para seu blog e sub-páginas.
  • Obter links de sites com autoridade. Edu e sites. Gov, sites de notícias, ou high-PR locais.
  • Envie “press releases” para a imprensa local. Certifique-se de que seus artigos incluem links para seu site principal e sub-páginas relevantes.
  • Enviar artigos para, pelo menos, cinco diretórios de artigos. Certifique-se que estes artigos incluem links para seu site principal e relevantes e sub-páginas relevantes.
  • Partilhe seu conteúdo através de sites como o Tumblr, Livejournal, Weebly e Squidoo. Verifique se o conteúdo contém links para seu site principal e sub-páginas.
  • Partilhe suas entradas de blog no seu mural do Facebook e na página do Google Plus.
  • Prepare vídeos e publique-os no seu canal do YouTube.

Estas etapas farão com que as suas páginas sejam indexadas rapidamente nos motores de busca e permitirão que os seus artigos possam ganhar relevância nas redes sociais. Essa relevância fará com que tenha mais visitas no seu site, mais fãs no Facebook, mais seguidores no Twitter e no Google+ fazendo com que os seus artigos fiquem bem classificados nos SERPs dos motores de busca.

Na minha opinião a Google durante o ano de 2012 irá dar uma maior relevância nesta interecção. A Google quer ver actividade nos seus sites, ela quer interacção entre as pessoas, quer ver conteúdo original e de boa qualidade, quer ver sites de qualidade apontados para o seu site, ela quer ver as pessoas a passarem longos períodos no seu site.

Na estratégia de SEO que penso ser fundamental para um blog defini então o seguinte:

  • Ter um período de três meses com uma estratégia de conteúdo (90 dias). Por exemplo, você precisa ter cerca de 45 artigos de boa qualidade prontos e criados no WordPress para serem lançados todos os dias.
  • Ter o conteúdo pronto para submeter o artigo em directórios e em sites de partilha social. Deve-se  fazer esta tarefa, pelo menos, duas vezes por mês, se não com mais frequência.
  • É necessário preparar pelo menos um vídeo a cada semana neste espaço de 90 dias e colocá-lo no seu canal do YouTube.
  • É necessário publicar cada artigo do seu blog na sua página do Google+,  Facebook e Twitter. Lentamente vai começar a receber ligações e visitantes de cada uma destas fontes.
  • É necessário registar todas as páginas do seu site  num ritmo constante ao longo de um período de tempo usando sites de social bookmarking.
  • É necessário seguir todos estes passos de forma consistente por pelo menos três meses. Depois, você poderá diminuir o ritmo ou aumentá-lo, dependendo dos resultados que obtiver.
  • Fazer um plano na estratégia de link-building a realizar.

Todos este passos são aqueles que irei seguir nos próximos 3 meses neste blog. O objectivo será passar de 200 visitas diárias que tenho neste momento para as 1000 visitas diárias. Sem dúvida um desafio. Mas daqui a 3 meses cá estarei para relatar os resultados :)

Se tiver algumas sugestões que pense serem relevantes para este artigo cá estarei para os receber com a humilde de sempre :)

 

Tags: , ,
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter