Porque a Aposta em Marketing Digital?

26 Set
26/09/2011

Existe uma tendência em Países como nos Estados Unidos,  no reforço de investimento em Marketing Digital por parte da generalidade das empresas. Esta nova área de marketing é de facto cada vez mais atraente visto existir uma clara alteração de hábitos dos consumidores no que diz respeito ao uso da Internet, redes sociais ou plataformas ligadas ás redes. Este acontecimento regista-se a nível global, contudo em Países como Portugal, este reforço de investimento em Marketing Digital não se têm verificado, sendo apenas as grandes empresas a investirem neste novo canal de comunicação.

Será que que as PME não conseguem tirar proveito desta ferramenta de Marketing?

Nas análises que vamos fazendo por experiência, artigos que vou lendo e livros que vou “descobrindo”, todos eles me levam a concluir que esta é uma oportunidade única para as pequenas e médias empresas poderem acrescentar valor ao produto/serviço através da Internet, site ou redes sociais.

Segundo um estudo realizado em 2010  pelo  “Lisbon Internet and Networks Institute” a taxa de penetração da internet em Portugal já ultrapassou os 50%. Isto significa que existe um mercado de 5 milhões de pessoas online em Portugal, onde uma empresa baseado por exemplo em Braga pode chegar. A este número de 5 milhões de “potenciais” clientes temos ainda os custos associados ao Marketing Digital que são muito inferiores, comparados com os meios de marketing tradicionais, como o os jornais a televisão ou a rádio.

Será que estes dois factores não são já de si convicentes?  Será que as PME com um baixo orçamento conseguem competir com empresas de maior dimensão através da Internet? Será que os custos envolvidos, que são menores, não justificam este investimento?

Numa época de crise onde as PME têm uma situação de tesouraria muitas vezes frágil, não se pode descurar o Marketing. Mesmo numa época de crise senão se tiver uma estratégia de comunicação, um planeamento de marketing com os mínimos, é impossível perceber-se para onde se vai, o que se fazer, qual a estratégia a usar. O Marketing Digital pode de facto ser a resposta. Empresas com produtos que de facto se adeqúem a esta realidade pela sua qualidade, diferenciação ou inovação, podem fazer a diferença no mercado digital!

É importante perceber qual a importância que os consumidores dão quando tomam a decisão na compra ou serviço. No estudo realizado por Henley Centre, “Brave a New World” onde se questionava os consumidores quais as mais importantes fontes de informação que consideravam fiáveis para a tomada de decisão de compra, os resultados foram os seguintes:

  1. SEO – Motores de Busca – 71%
  2. Recomendações Pessoais – 67 %
  3. Sites – 57 %
  4. Sites de comparação de preços – 56%
  5. Opiniões de pessoas dos artigos na internet – 50 %
  6. Opiniões de consumidores – 47 %
  7. Informação do produto nas lojas – 46%
  8. Televisão – 34 %
  9. Revistas e Jornais – 34 %
  10. Vendedores – 24 %

Como se pode verificar é impressionante a importância que os consumidores dão aos resultados dos motores de busca mundiais, sites e sites de comparação de preço. O SEO é sem dúvida uma das mais importantes ferramentas de de Marketing Digital. O facto de um site aparecer no Google nos três primeiros lugares pode fazer a diferença num aumento das vendas de produtos ou serviços muito significativo.

Assim a aposta em Marketing Digital pode ser uma saída para pequenas e médias empresas que pretendam inovar, fazendo chegar os seus produtos ou serviços a todo o País, com custos reduzidos, complementando a distribuição das lojas físicas com o e-commerce (lojas online).

O que é que acha do Marketing Digital em Portugal? E no Brasil?

Deixe a sua opinião!

Tags:
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter