Plano de Marketing Digital Para Empresas

01 Jan
01/01/2014

O marketing digital é hoje uma área do marketing que nenhuma empresa pode ignorar ou negligenciar. Pensamos ser fundamental haver um bom planeamento na execução deste tipo de marketing, pois facilmente se perde muito tempo nas inúmeras ferramentas de marketing digital que se encontram hoje na Internet.

Tal como no marketing offline, é fundamental existir um plano de marketing digital, de forma a orientar os objectivos das marcas ou dos serviços potenciando o retorno do investimento e atingindo com mais eficácia os objectivos traçados.

Assim e sempre com a intenção de partilha de conhecimento que a Digital Discovery promove, definimos um esquema para um plano de marketing digital, onde descreve-mos toda a estrutura que pensamos ser relevante na aplicação de uma boa estratégia digital.

Exemplo de Plano de Marketing Digital Para Empresas

Estrutura

  • Sumário Executivo

– Breve descrição do conteúdo do documento com objectivos e metas a atingir;

  • Análise Interna

– Breve descrição da empresa;

– Descrição da missão, visão e valores da empresa;

– Descrição do posicionamento;

– Descrição do(s) slogan da empresa;

– Eixos de diferenciação dos produtos/serviços;

– Estabelecer de objectivos de curto, médio e longo prazo;

– Análise dos recursos financeiros;

– Análise dos recursos humanos;

– Análise de parcerias;

– Análise do marketing-mix actual da empresa (Produto/Serviços, Preço, Promoção e Distribuição);

– Análise do volume de vendas, quota de mercado, portfólio de produtos e sua evolução nos últimos 3 anos e análise do ciclo de vida dos produtos com matriz BCG;

– Análise da evolução do preço dos produtos/serviços nos últimos 12 meses;

– Análise á promoção/comunicação realizada pela empresa nos últimos 6 meses assim como a seu posicionamento actual na web;

– Análise do perfil do consumidor actual (comportamentos, atitudes, hábitos, interesses, motivações, atenção, desejos e expectativas);

– Análise do potencial consumidor digital (comportamentos, atitudes, hábitos, interesses, motivações, atenção, desejos e expectativas).

  • Análise Externa

– Análise de mercado com volume de vendas, quotas de mercado, taxas de crescimento, tendências e características com breve referência ao mercado digital;

– Análise PEST;

– Análise da concorrência com descrição do marketing-mix no campo digital (websites, redes sociais, SEO, web analytics, comunicação, contéudos, posicionamento, rankings alexa, entre outros);

– Análise dos recursos digitais dos concorrentes.

  • Análise Swot dinâmica digital

– Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no campo digital.

  • Definição de Objectivos

– Definição dos objectivos a traçar (Aumentar vendas em %, novos produtos,  fidelizar os seus clientes, aumentar a notoriedade, aumentar as visitas do site, captar leads, criar/melhorar a sua reputação, estabelecer uma relação com os clientes, etc…).

– Definição dos objetivos de marketing.

  • Metodologia de avaliação

– Este passo consiste na explicação dos métodos que se irão utilizar para se atingir os objectivos acima definidos. (Google adwords, análises de SEO, buzz gerado na Web, vendas online, contactos realizados, etc).

  • Estratégias de Marketing

– Definição da estratégia a definir para alcançar os objectivos propostos (Fidelização, diferenciação de produtos e posicionamento, segmentação e targeting).

  • Definição das Políticas de Marketing-Mix

– Definição das estratégias a adoptar ao marketing-mix (Preço, produto, comunicação e distribuição).

  • Programas de Acção

– Programas de ação de comunicação a desenvolver decorrentes da estratégia definida (plano de ação);

– Previsão de vendas.

  • Orçamento de Marketing

– Elaboração do orçamento de marketing, com custo das acções, custos de marketing, previsões de receitas e previsões de lucros.

  • Controlo e Avaliação

Nesta fase procede-se a uma avaliação do plano de marketing digital, para monitorizar os resultados obtidos.

  • Plano de Contingência

Esta fase do plano, serve para redireccionar estratégias e formular outras tácticas, caso o plano de marketing não esteja a atingir os objectivos propostos.

Conclusão.

Um plano de marketing digital é um complemento do próprio plano de marketing. Ou seja, o objectivo da criação de um plano de marketing digital, é estabelecerem-se estratégias organizacionais direccionados ao campo digital. Este plano de marketing digital pode estar associado a um plano de marketing de uma empresa, ou pode, caso o negócio seja exclusivamente online estar direccionado á internet.


Tags:
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter