Marketing na Internet? Como fazer?

19 Dez
19/12/2013

Como fazer marketing na internet? Como fazer?!

Muitas empresas têm a ideia que o Marketing é “coisa de empresa grande”. Empresa que é pequena não faz marketing, não tem departamento de marketing. Esta ideia está completamente errada. O marketing pode poupar-lhe tempo, esforço, ajuda-o a ser objetivo, permitindo controlar a evolução do seu negócio.

Além dos meios tradicionais, o marketing tem obrigatoriamente que ser feito através de meios digitais, pois é onde o nosso público está – na Internet.

Fazer marketing na Internet traz imensas vantagens, entre elas a grande interatividade existente entre empresa e potencial cliente; a acessibilidade pois a comunicação existe 24 horas por dia, 7 dias por semana; o facto de a empresa poder personalizar a mensagem; os baixos custos; assim como um melhor controlo das ações realizadas, já que é possível quantificar os custos, obtendo resultados mais fiáveis.

Depois de definirmos o nosso público, há que saber o comportamento destes na Internet. Existem estudos que nos podem auxiliar nesta tarefa, por exemplo, o do NetPanel – Estudo Nacional de Audiências de Internet da Marketest que toma em consideração vários fatores, a idade, o sexo, a cidade, os sites procurados, o período horário, a frequência, as habilitações literárias, etc. A realização de inquéritos também pode ser uma boa ferramenta para conhecer a melhor forma de comunicar com os seus clientes, que canais privilegiam, que informações valorizam, sugestões para melhorar o serviço/produto, etc.

Para fazer marketing na Internet pode usar uma estratégia ou combinar várias. A que regista maior adesão por parte das empresas é a criação de um website/blog em que a empresa se dá a conhecer, contendo informações institucionais e comerciais. A verdadeira estratégia está em colocar o seu site numa boa posição nos motores de busca, como o Google, através da otimização do seu site, o que pode ser conseguido com conteúdo relevante.

Outra forma de fazer marketing na Internet será fazer email-marketing, isto é, comunicar com os seus clientes através de e-mail para divulgar novidades, eventos da empresa, promoções, para enviar newsletters, ou para mera manutenção de uma relação de cordialidade com o cliente – uma carta de agradecimento pelas compras feitas, os desejos de um feliz aniversário, entre outros.

A publicidade on-line é outra forma de fazer marketing na Internet. Os conhecidos banners, área de imagem, com ou sem animação, e os anúncios publicitários quer em texto ou multimédia, utilizados para atrair um visitante ao seu site são uma ótima ferramenta para gerar tráfego para o seu site, assim como posicionar a sua marca.

As redes sociais estão a ganhar terreno entre as estratégias de fazer marketing na Internet. A visibilidade conseguida, o nº de pessoas alcançadas, a possibilidade de influenciar opiniões ajudam a que o seu site receba mais visitas, podendo contribuir para aumentar as vendas.

Não há porquê não fazer marketing na Internet. As potencialidades são enormes, os custos não são assim tão altos e o nº de utilizadores de Internet não para de crescer. Estas realidades não podem ser ignoradas, mas sim aproveitadas a favor do seu negócio!

Tags:
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter