Guerra na publicidade online
A Microsoft, o Yahoo e o AOL anunciaram um acordo para o mercado da publicidade online, numa altura em que o Google e o Facebook ganham uma preponderância cada vez maior neste mercado.
Este acordo entrará em vigor a partir do ínicio de 2012, e irá permitir que cada uma das companhias venda publicidade online nos banners dos sites das parceiros, criando assim uma rede mais competitiva e abrangente.
Segundo as informações recolhidas, este acordo é não exclusivo, o que significa que cada uma das companhias poderá tomar decisões individualmente, diferenciando a oferta e definir novos métodos de funcionamento.
Segundo Rik Van Der Kooi, vice-presidente da publicidade da Microsoft, “Este acordo irá beneficiar o mercado da publicidade online no seu conjunto”. Sem dúvida um acordo histórico e inédito entre estas três companhias com interesse em crescer no segmento dos motores de busca.
A eMarketer, empresa Americana de Marketing Digital, lançou recentemente algumas estimativas que nos ajudam a perceber como se encontram o mercado da publicidade online a nível global. A Google e o Facebook devem aumentar este ano a sua quota de mercado em publicidade por Banner de 9,3% para 16,3 no mercado norte-americano.
Já em relação ás empresas que agora criaram a parceria para 2012, a quota de mercado deve decair substancialmente. Outra importante marca, será o facto do Facebook ir ultrapassar o Yahoo este ano na quota de mercado pela primeira vez na história da publicidade online.
A Aliança feita pelas três companhias irá focar-se essencialmente no mercado Americano, sendo que o Canadá não está posto de parte.
E você, acha que o Yahoo e o AOL conseguem concorrer com duas das empresas que mais cresceram nos últimos 5 anos?