Google Adwords – Optimização da Sua Conta

11 Mar
11/03/2012

Já anteriormente falei aqui no blog sobre como a publicidade online e a utilização do Google Adwords podem levar os seus produtos e serviços ás pessoas através da Internet. Pode consultar estes artigos aqui:

Irei desta vez falar sobre como optimizar a sua conta do Google Adwords após o começo da sua campanha. Existem diversos passos que considero serem importantes na optimização de uma campanha.

Estes passos trazem inúmeras vantagens pois permitem reduzir os custos da sua campanha e aumentar o retorno do investimento. Mas como podemos então optimizar a sua conta? Vamos a isto:

  • Monitorização do índice de qualidade

É necessário uma constante monitorização do índice de qualidade das palavras-chave. No meu caso costumo adicionar o índice de qualidade na “tab” das palavras-chave do Google Adwords como pode ver na imagem abaixo.

Para o fazer basta aceder á “tab” das palavras-chave e de seguida clicar em “colunas”, “atributos” e adicionar “Índice qual.” Mas como é que o índice de qualidade funciona?

Segundo a Google existem diversos factores que ajudam a estabelecer o IQ. O CTR (Click Trow Rate) das palavras-chave, a relevância do texto do anúncio, a posição do anúncio e a página de destino estão entre os factores mais relevantes.

Assim é necessário uma constante verificação do desempenho das palavras-chaves escolhidas para a campanha, descontinuando aquelas que apresentam um baixo IQ ou adicionando anúncios para palavras-chave que ache importante manter na sua campanha de forma a accioná-las com mais frequência. Não esqueça ainda a utilização de palavras-chave negativa. Factor essencial para obter um melhor ROI.

Quanto maior for o índice de qualidade das suas palavras-chave da campanha, maior será a probabilidade do seu anúncio aparecer mais vezes numa boa posição, diminuindo ainda o CPC (Cost per Click) ou seja reduzindo o custo por clique de uma palavra-chave.

  • Segmente as suas campanha por produtos/serviços.

Imaginemos que está a fazer uma campanha para artigos de casa e têm artigos para casas de banho e artigos de cozinha. Neste caso deverá segmentar os seus produtos em duas campanhas na mesma conta.

Exemplo:

Campanha Casas de Banho

  1. Anúncios (Utilize sempre dois ou mais anúncios e passado 15 dias remova aqueles que tiveram um CTR mais baixo e deixe aquele que apresentou uma maior taxa de sucesso)
  2. Palavras-chave dos anúncios (lavatórios, banheiras, espelhos, chuveiro, torneiras, etc)

Campanha Cozinha

  1. Anúncios (Utilize sempre dois ou mais anúncios e passado 15 dias remova aqueles que tiveram um CTR mais baixo e deixe aquele que apresentou uma maior taxa de sucesso)
  2. Palavras-chave dos anúncios (Fogões, máquinas de lavar a louça, arcas frigoríficas, lava louças, etc)
  • Melhorar o Texto dos anúncios

Inclua as suas palavras-chave no texto do anúncio (principalmente no título) para mostrar aos seus potenciais clientes que o seu anúncio está relacionado com a pesquisa que efectuaram. Destaque a mais valia do seu produto e diferencie-se da concorrência. Utilize ainda frases que apelem à acção como “compre agora”, “adquira já”, “ligue agora” ou “faça já o seu pedido”.

  • Extensão dos anúncios

Esta nova funcionalidade introduzida à pouco tempo, permite no anúncio que apresenta a um potencial cliente, ter outros serviços que deseja promover, uma morada, telefone ou até imagens do produto:

Extensões de localização: ajude clientes nas proximidades a localizarem ou a contactarem a sua loja mais próxima – Extensões de localização

Extensões de chamadas: ligue os utilizadores diretamente à sua empresa através do telefone

Extensões sociais: associe os apoios do Google+ das pessoas para a Página+ da sua empresa à sua campanha do AdWords

Extensões do produto: inclua mais informações do produto no seu anúncio

Classificações de vendedores: mostre as classificações da sua empresa on-line no seu anúncio

Sitelinks de Anúncios: promova mais páginas no seu web site para além da página de destino principal do anúncio

Não deixe passar este passo na criação da sua campanha!

  • Consulte a “Tab” Oportunidades

Aceda a esta opção no Google Adwords de forma a obter ideias para palavras-chave, orçamentos e lances para optimizar a sua conta. Deve ter esta “tab” das oportunidades como uma área fundamental para o ajudar a melhorar as suas campanhas.

  • Expansão das palavras-chave

No relatório “termos de pesquisa” podemos ver quais as palavras-chaves que accionaram o anúncio. No meu caso uso sempre este relatório pois permite ir adicionado palavras chave negativas de forma a eliminar palavras que não interessam para a campanha, direccionado assim os anúncios para quem esteja relmente interessado nos produtos/serviços em questão.

  • O Funil de Pesquisas

Se têm o acompanhamento de conversões implementados nas suas páginas, poderá acompanhar os funis de pesquisa e saber qual é o caminho que o potencial cliente faz até à conversão. Desta forma poderá ver quais as palavras chave mais importantes que estão a direccionar os seus clientes para os seus objectivos. O Google Analytics é outra ferramenta da Google que não pode deixar de utilizar, pois o detalhe das informações recolhidas são realmente imprescindíveis.

Têm mais sugestões? Escreva-me!

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter