Google Ads – As Plataformas Google

13 Dez
13/12/2013

Com certeza, já reparou que quando acede ao Google e faz alguma pesquisa, aparecem abaixo do campo da pesquisa, uma caixa amarela e uma coluna do lado direito, ambos com anúncios. Se, por exemplo pesquisar “comprar carro”, verá que irão aparecer anúncios relacionados com as palavras pesquisadas, neste caso, de marcas de carros e stands automóveis.

Esta é a principal plataforma do Google AdsGoogle Adwords.

Imagine que tem uma loja de produtos naturais, já tem um site e agora pretende atrair potenciais clientes ao seu site. Chegou a hora de fazer publicidade! Tendo uma conta de Adwords, poderá criar uma campanha e selecionar algumas palavras-chave para que sempre que alguém pesquise, por exemplo, ”produtos naturais para emagrecer” o seu anúncio surja nos resultados de pesquisa, nos chamados Links Patrocinados.

Além disso, o seu anúncio pode aparecer num outro site relacionado com a mesma temática, por exemplo, aparecer num site sobre emagrecimento.

Mas então como funciona? Após selecionar palavras-chave que acha que os utilizadores vão utilizar para pesquisar o que a sua empresa comercializa, chegou a hora de definir quanto está disposto a gastar por dia, definindo também o custo por clique. Sempre que alguém clica no seu anúncio, você estará a pagar por esse clique. Repare que você não paga sempre que o seu anúncio é exibido, mas sim apenas se alguém clicar no anúncio. A posição que o seu anúncio ocupa está relacionado com o custo por clique que definir, mas não só. Também está relacionado com a relevância do anúncio em relação à pesquisa efetuada, daí a importância de um anúncio de qualidade.

Tal mostra que uma boa gestão da campanha é mais importante que o valor do investimento, pois essa deve ser feita diariamente, permitindo segmentar o público e otimizar os resultados. Esta forma de publicidade, além de acessível, já que não exige um mínimo de investimento, é também muito flexível, uma vez que pode a qualquer momento, alterar o orçamento, as palavras-chave, o anúncio ou até suspender a campanha.

Uma outra plataforma de Google Ads é o Google Adsense. Imagine que tem um blog onde fala sobre viagens. Pode disponibilizar espaço no seu site para publicidade e assim ganhar algum dinheiro enquanto gera conteúdo, no fundo, estará a rentabilizar o seu blog. Sempre que alguém clica em publicidade dentro do seu site/blog, o Google ganha dinheiro do anunciante e divide uma parte consigo. Para tal só é necessário, criar uma conta de Adsense e o Google irá avaliar o seu site/blog e decidir se tem conteúdo relevante para colocar publicidade relacionado com a temática. Tendo em conta o tema viagens, seria normal que o Google selecionasse anúncios de companhias aéreas, agências de viagens, etc., para colocar no seu site.

De uma forma simplista, existem dois tipos de Google Ads: no Adwords paga para fazer publicidade ao seu negócio, no Adsense recebe por exibir publicidade no seu site.

Tags: , , , ,
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter