Definição de Marketing Digital

01 Nov
01/11/2013

Actualizado em Novembro de 2013

O Marketing Digital é uma nova ferramenta do Marketing, que consiste em planos de acção e execução que as empresas podem utilizar através da internet, de dispositivos móveis e de outros dispositivos digitais para divulgar e comercializar os seus serviços e produtos, conquistando novos clientes, atingindo nichos de mercado e melhorando a sua rede de relacionamentos.

A definição de marketing digital é quase unânime pelas mais diversas individualidades do mundo do Marketing sendo esta, uma definição muito similar ao do próprio Marketing. Senão vejamos:

  • Carrera (2009) mantém a definição de marketing da American Management Association, onde conclui que o marketing digital em nada acrescenta á definição original de Marketing

«O Marketing é o processo de planificação e execução da concepção, fixação do preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objectivos dos indivíduos e das organizações»

  • Coelho e Cavique (2008, pág. 333)

«O Marketing e o e-marketing visam uma mesma finalidade: a aplicação de técnicas, métodos e sistemas que permitem a adequação da oferta (produtos, serviços, ideias) em todas as suas vertentes (preço, distribuição, comunicação) à satisfação das necessidades detectadas ou pressentidas nos consumidores. O e-marketing pode ser considerado a aplicação da filosofia de marketing às novas tecnologias»

  • Ascensão (2010, pág. 64)

«O Web marketing é a aplicação da Internet e tecnologias digitais relacionadas em conjunto com tecnologias tradicionais, para atingir objectivos de Marketing. O Web marketing prossegue objectivos de marketing aplicando tecnologias digitais, mas não esgota as possibilidades do uso de comunicações electrónicas interactivas para atingir os ditos objectivos de marketing

  • Rita e Oliveira (2006)

«O e-marketing ou marketing electrónico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus stakeholders (públicos-alvo). Tem efeito sobre o marketing tradicional de duas formas:

  • Aumenta a eficácia e eficiência das funções desempenhadas pelo marketing tradicional;
  • Transforma muitas estratégias de marketing

Como se pode observar pelos conceitos acima mencionados, o Marketing digital é uma extensão do próprio marketing. Ambos os conceitos visam atingir um mesmo objectivo utilizando diferentes canais. Outra observação interessante, são as diferentes denominações dadas a esta nova ferramenta de marketing. Carrera (2009) prefere o Marketing Digital, Coelho e Cavique (2008) e Rita e Oliveira (2006), mencionam esta área como e-marketing, já Ascensão (2010), prefere a denominação de Web marketing.

Na reflexão que fazemos, a denominação de Marketing Digital poderá ser aquela que mais se adequa a esta nova ferramenta do Marketing. Isto porque nesta denominação agregamos duas áreas que se complementam. O Marketing e o conceito que o envolve no planeamento e execução do Marketing-Mix para atingir objectivos tanto das empresas como dos clientes com a palavra Digital que envolve a internet, a Web 2.0 e todas as novas plataformas digitais que hoje envolvem a sociedade.

Se pretender perceber de como chegamos até ao marketing digital e a sua evolução clique aqui, onde nos debruçamos sobre este tema.

Tags:
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter