Dados da Internet / Web a nível Mundial

09 Mai
09/05/2012

Para termos uma melhor visão sobre o que a Internet representa a hoje em dia a nível mundial, irei apresentar alguns dados que considero serem ilustrativos da influência que este canal de comunicação pode ter tanto na imagem de marca de uma empresa como na venda de serviços ou produtos, senão vejamos:

A Google chega hoje a cerca de 90% da população Europeia. São mais de 300 milhões de adultos na União Europeia.

Segundo a Google, o “Share of wallet” nos últimos anos, têm dado a conhecer que a internet é o único meio de comunicação que está a crescer sustentadamente desde 2006. Já para este ano de 2011, verificar-se uma aproximação entre o share da internet e share dos jornais diários, sendo que até 2013 a internet irá, segundo as previsões da Google, ultrapassar os jornais, ficando em segundo lugar, atrás da televisão

Fonte: Google Engade (https://google-engage.appspot.com/pt/)

Existem ainda dados referentes á utilização e ao crescimento da Internet a nível mundial. Senão vejamos:

Quadro 1: O uso da internet e a penetração de mercado nas populações.

O crescimento observado no uso da internet de 2000 até 2010 em todas as regiões do mundo é bem visível. Na Ásia e com a melhoria das condições de vida, é previsível que cerca de 21,5% da população possa já ter acesso á internet. Na Europa observamos que mais de metade da população têm já acesso á internet com 58,4% de penetração no mercado. Para o continente africano estima-se um crescimento de 2357,3% no uso da internet, seguido do segundo maior crescimento, que está a ocorrer na América latina onde se estima que já chegue a cerca de 34,5% da população. O continente Americano é aquele que apresenta uma maior cobertura de rede, com uma taxa de penetração a superar os 75%.

Existem ainda mais dados da Internet recentes, que penso serem úteis para uma melhor perspectiva do crescimento que se têm vindo a observar e que nos é dado pelo líder dos motores de busca mundiais com 90% do mercado, a Google:

  • Nos Estados Unidos, 29% das pessoas abaixo dos 25 anos de idade vêm já exclusivamente a TV online, ao contrário do resto do mundo com 8%. (eMarketer as cited by CNET News, Junho 2010)
  • As receitas de publicidade online provenientes das redes sociais atingem já 10% do total gasto em publicidade em todo o mundo. (Financial Times , Março 2011)
  • Foram enviados 107 trilhiões de emails através da internet em 2010. (royal.pingdom.com,  Janeiro 2011)
  • A Group M prevê que se gaste em 2011, 82 biliões de dólares em publicidade online. (GroupM,  Dezembro 2010)
  • Os Russos são aqueles que mais horas passam nas redes sociais em todo o mundo. (ComScore,  Outubro 2010)
  • A internet cresceu 62% em 2010. As regiões do mundo que mais estão a contribuir para este crescimento foram a Ásia e o Médio Oriente. (TeleGeography’s Global Internet Geography, Outubro 2010)
  • 7 em 10 pessoas têm acesso á internet nos países desenvolvidos do mundo. (TeleGeography’s Global Internet Geography, Outubro 2010)
  • Os 5 tópicos mais falados na internet em todo o mundo são: Saúde (14%), Jogos (13%), Automóveis & Motas (13%), TI & Tech (9%) e desporto (8%). (Synthesio, Outubro 2010)
  • Existem cerca de 5,3 biliões de utilizadores de dispositivos móveis. (International Telecommunication Union (ITU),  Outubro 2010)
  • Existem cerca de 475 milhões de utilizadores de internet na Europa. (Internet World Stats as sited by royal.pingdom.com, Setembro 2010)
  • 70% dos hotéis nos Estados Unidos afirmam que a publicidade online é a mais eficaz (ROI) ferramenta de publicidade que têm á disposição. (eMarketer,  Julho 2010)
  • Cerca de 47 biliões de mensagens instantâneas são enviadas todos os dias (royal.pingdom.com, Abril 2010)
  • Os Europeus estão a passar mais tempo na internet em dispositivos móveis (4,8 horas), em comparação com um decréscimo de jornais lidos (4,1 horas). (EIAA,  Março 2010)
  • 1 em cada 12 compras de tablets vão substituir computadores de secretária, portáteis ou outro dispositivo informático. (YouGov, Abril 2011)
  • Já foram vendidas 3 biliões de aplicações para o Android. (TechCrunch, Abril 2011)
  • 57% dos internautas visitam canais de música. (Nielsen,  Abril 2011)
  • 13,5 Milhões de Ingleses navegam na internet nos seus dispositivos móveis. (Ofcom,  Agosto 2010)
  • 34% Foi o crescimento do valor gasto em publicidade online em 2010 em Inglaterra. (ComScore Ad Metrix,  Novembro 2010)

Podemos assim constatar que a Internet encontra-se em franca expansão. O número de utilizadores está a crescer a um nível muito acentuado e os dispositivos móveis (tablets e telemóveis) começam a ganhar terreno a outros dispositivos tradicionais como o desktop ou mesmo o portátil.

Fonte: (http://www.google.co.uk/intl/en/landing/internetstats/)

Tags:
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter