O Crescimento do Marketing Digital!

17 Fev
17/02/2014

Recentemente, a Forrester Research divulgou a projecção para o crescimento do Marketing Digital até 2016.

É interessante verificar que todos os estudos que vamos analisando prevêem um crescimento muito significativo do Marketing Digital nos próximos anos e este não foge à regra.

Ainda este fim de semana, o CEO da Google em Portugal, Paulo Barreto, revelou que apesar da crise, a Google Portugal cresceu dois dígitos no primeiro semestre de 2013. Afirmou ainda que as pequenas e médias empresas começam agora a valorizar o marketing digital, sendo uma excelente alternativa aos mídias tradicionais se tivermos em comparação os preços praticados e medição de resultados muito mais detalhada.

De acordo com a Forrester Research, esta área do Marketing irá valer cerca de  77 bilhões de dólares até 2016, que é equivalente ao que hoje é gasto com publicidade na televisão.

Ficamos ainda com alguns dados relevantes desta projecção:

  • Os motores de pesquisa vão perder quota de mercado e consequentemente vão perder importância nas estratégias de Marketing a aplicar no mundo digital. Contudo, este mercado irá valer cerca de 33.000 milhões dólares por ano(!).
  • As redes display, móveis e sociais, irão crescer substancialmente. As redes sociais irão liderar este crescimento, visto que o tempo médio passado nas redes sociais subiu muito consideravelmente nos últimos dois anos.

A indústria de marketing digital está de facto a crescer exponencialmente.

Existem vários factores que sustentam estas projeções de crescimento, senão vejamos:

  • Os Consumidores on-line são hoje mais inteligentes tendo nas suas mãos inúmeras ferramentas de pesquisa de produtos, de sites de comparação de preço, etc. Até as mais simples compras efectuadas na Internet estão-se a tornar mais ponderadas por parte dos consumidores. No entanto as compras online têm crescido todos os anos em Portugal.
  • A evolução da web têm ajudado os consumidores a navegar na Internet, a interagir com ela e consequentamente a passarem mais tempo frente a esta poderosa ferramenta de comunicação. A Internet democratizou-se.
  • Os consumidores confiam cada vez mais nas redes sociais, reviews de produtos ou serviços, demonstrações de vídeos, nas aplicações móveis e outras tecnologias no processo de decisão de compra.
  • As empresas conseguem medir com muita precisão como os seus clientes ou potenciais clientes interagem com a marca, podendo analisar com precisão o retorno de investimento do investimento em Marketing Digital.
  • Para as empresas, torna-se ainda evidente a multiplicidade de estratégias online. Já não basta apostar apenas nas redes sociais, ou só no site, ou apenas na publicidade online. É necessário diversificar os canais digitais de forma a chegar ao seu público-alvo.

A Google Compreende a tendência

Talvez tenha sido coincidência que com a pesquisa da Forrester a Google tenha lançado um novo serviço. A empresa anunciou a disponibilidade da sua nova função multi-canal no Google Analytics. A multi-canal têm a intenção de dar aos utilizadores do Google Analytics a capacidade de entender toda a gama de influências que levam à conversão online para os seus sites ou blogs.

Esta forma de análise de conversão é conhecido como multi-canal de atribuição, e certamente não é um conceito novo. Os Pioneiros na análise multi-canal incluem programas como o ClearSaleing, Atlas Solutions,  DoubleClick e Omniture. Mas estas ferramentas têm sido orientadas para os analistas de web avançadas, e vêm com preços premium. Agora, o Google introduziu ideias semelhantes para todos os seus utilizadores … de graça.

O Desafio para o Marketeer Digital

De facto é impressionante o ritmo a que esta área está sujeita. Para um Marketeer ligado ao digital, todos os dias existe uma novidade, é analisada uma alteração no hábito dos consumidores, mudam as regras dentro de alguma área digital, sendo que é fundamental ter um acompanhamento diário de tudo o que se vai passando não só em Portugal, mas no mundo!

Nesta constante evolução do mercado digital, por vezes é difícil planear e pensar as coisas no médio prazo e penso ser uma das características mais negativas desta área.

E você o que acha que vai acontecer em Portugal em relação ao Marketing Digital? Acha que as empresas com a crise deverão apostar nesta área?

Tags: ,
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter