Como Fazer Publicidade Digital?

20 Dez
20/12/2013

Quando começou a dar os seus primeiros passos, a publicidade digital resumia-se a banners. Os banners são faixas de publicidade, apresentadas na horizontal ou vertical, normalmente com imagens que aparecem num site. O utilizador ao clicar no banner é direcionado para o site do anunciante.

Hoje em dia, existem algumas plataformas que pode colocar ao serviço do seu negócio para fazer publicidade digital. Numas essa publicidade é paga, noutras é gratuita.

O Google disponibiliza uma plataforma de publicidade digital – o Google Adwords. Esta plataforma funciona de forma semelhante a um leilão. Um leilão de palavras-chave. O anunciante – a empresa – decide quanto quer gastar por dia, escolhendo as palavras-chave que considera que o cliente poderá pesquisar quando procura algo que a empresa tem para vender. Quando um utilizador pesquisa “comprar um carro”, o Google instantaneamente faz um leilão e apresenta, além dos resultados naturais, os anúncios das várias empresas que vendem carros, por uma determinada ordem que depende do quanto o anunciante paga por clique; da qualidade do anúncio; da qualidade da página do destino, entre vários outros fatores. Os seus anúncios além de aparecem nos resultados de pesquisa do Google – na caixa amarela abaixo do campo da pesquisa e na parte lateral direita, também aparecem em sites da mesma temática.

As redes sociais também começaram a perceber que poderiam ter aqui uma fonte de rendimento e também já disponibilizam plataformas de publicidade digital, como é o caso do Facebook Ads e do LinkedIn Ads. O Facebook Ads pressupõe a existência de uma página e mediante a definição de um orçamento consegue obter mais “Gostos” ou promover uma publicação concreta, aumentando assim o alcance.

Outra plataforma de publicidade digital é o marketing de afiliação. O que é isto? A afiliação é uma relação profissional entre o anunciante e o site afiliado. O comerciante ou anunciante associa-se a uma rede de afiliação, pagando apenas por resultados, definindo as condições da promoção, potenciando o seu negócio. Os sites afiliados são sites que se inscrevem nas redes de afiliação e fazem promoção dos anunciantes no seu website, sendo apenas pagos se obterem resultados. Alguns exemplos de redes de afiliação a que se pode associar são NetAffiliation, Tradedoubler e Zanox. Há pessoas que têm blogs e rentabilizam-no inscrevendo-se nestas redes de afiliação. Imagine que a sua empresa de venda de carros se associa a uma destas redes e existe um blog que fala sobre dicas

Se olharmos para as formas de publicidade digital gratuita, temos os sites de compra coletiva. Por norma, o acordo não implica nenhum pagamento, mas antes uma percentagem das vendas efectivadas no website. Um caso de sucesso é a Groupon. Desta forma, pode conquistar novos clientes e divulgar a sua marca.

Outra forma de fazer publicidade digital de forma gratuita é registar o seu website nos diretórios de sites. Esta é também uma das formas de otimizar o seu site e colocá-lo nos primeiros resultados de pesquisa. Alguns exemplos são o das Páginas Amarelas, o AEIOU, Hotfrog, SAPO, entre vários outros.

A grande vantagem da publicidade digital é que como existem vários meios de veicular a sua mensagem, consegue chegar ao seu público-alvo de forma mais fácil, menos dispendiosa e mais facilmente consegue quantificar os resultados.

Tags: , , , , , ,
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter