Como Criar Um Site – Passo a Passo

15 Nov
15/11/2013

A criação de um website é hoje muito mais acessível de concretizar do que á uns anos atrás como iremos exemplificar. O processo de criação de um site simplificou-se significativamente nos últimos anos.

  • Como Criar um Site

Para se iniciar a construção de um site, é primeiro necessária a aquisição de um domínio. Um domínio irá identificar o endereço de um site (ex. www.clix.pt). Para se comprar este domínio, é necessário recorrer a empresas na internet que prestam este serviço. Em Portugal temos alguns exemplos como:

Amen – www.amen.pt

Bnet – www.bnet.pt

Domínios – www.dominios.pt

DNS – www.dns.pt

No estrangeiro temos alguns serviços de registo de domínios mais baratos, tais como:

Inmotionhosting – www.inmotionhosting.com

WebHostingSearch – http://www.webhostingsearch.com/

O passo seguinte é o alojamento do site, ou seja, onde todo o conteúdo do nosso site irá ficar. O alojamento consiste num espaço que é disponibilizado pelas empresas que vendem também os domínios, e que mediante um pagamento anual de cerca 50€ temos assegurada a nossa presença online sem interrupções.

Depois de definido o alojamento é necessário proceder á escolha do template/design que se irá usar. Para isso existem diversos serviços tanto profissionais como gratuitos, podendo-se pagar para ter um template mais personalizado ou utilizar templates gratuitos que podemos encontrar em diversos sites ligados a esta área, com por exemplo:

WordPress Templates: http://wordpress.org/extend/themes/

Joomla Templates: http://www.joomlapt.com/

De seguida vêm a forma como iremos gerir o conteúdo do nosso site. Para isso, existem já diversas empresas a fornecer o Content Management Systems (CMS) gratuitamente, e que permite qualquer pessoa que não tenha know-how em programação, gerir com muita facilidade, diversas característica do site como a disposição de conteúdos, cores, publicidade, segurança, posts, etc. Existem diversos CMS que podem ser utilizados, como por exemplo:

WordPress – www.wordpress.org

Joomla – www.joomla.org

Drupal – www.drupal.org

Concluídos estes passos do guia “como criar um site“, é necessário á empresa estabelecer claramente os objectivos de forma a construir o site e o seu conteúdo de acordo com o que se pretende atingir, sendo que a grande parte das empresas Portuguesas, tendo já um site não estabelecem uma estratégia clara, não tirando o máximo partido desta ferramenta de marketing digital.

Existem um conjunto de objectivos que têm de ser estabelecidos previamente e para os quais o site se deve focar. Temos então:

  • Aumento de clientes – Um site pode permitir chegar a novos clientes que doutra forma não seria possível (exemplo: limitação da localização geográfica);
  • Aumento de facturação – Disponibilizando um novo canal de distribuição, irá haver necessariamente uma aumento de facturação, chegando-se a novos clientes, satisfazendo ainda os actuais clientes com um meio mais acessível de consulta e de compra aumentando assim a sua fidelização á marca
  • Redução de custos – A existência de um site, reduz a necessidade de instalações, colaboradores para desempenhar tarefas específicas e que podem ser realizadas pelo site automaticamente;
  • Aumento da visibilidade – Actualmente uma empresa que não tem um site é como se não existisse, pois fica invisível a comentários, directórios e motores de busca, oferecendo essa visibilidade à concorrência.
  • Novos e melhores serviços – Serviços de suporte, consultadoria, formação e outros podem ser realizados através deste meio, reduzindo por os custos, criando uma melhor experiência para o cliente.

Existem ainda 4 tipos de temas de sites para empresas. São elas:

  • Presença Institucional – Um site que é estruturado com conteúdos sobre a empresa, sendo uma presença institucional na internet para as pessoas consultarem.
  • Venda de Produtos ou Serviços – Sites que permitem a venda ou compra de bens e serviços.
  • Utilização Colaborativa – Sites que partilham informação, o administrador do site não é o único a incluir conteúdos, todos os utilizadores o podem fazer, dando assim uma visão democrática ao site. Normalmente a utilização deste tipo de sites foca-se em grupos de trabalho ou trabalhos colaborativos.
  • Apoio aos Processos da Organização – Sites que ajudam no suporte técnico, apoio comercial aos clientes.

Contudo criar um site por si só, não é suficiente. É necessário divulgá-lo nos principais motores de busca mundiais para que os internautas o possam encontrar. Podemos executar esta tarefa com a publicidade online, associando determinadas “keywords” ao nosso site, ou podemos ainda utilizar outra ferramenta de marketing digital designada por SEO ou Search Engine Optimizer.

Tem dúvidas? Contacte-nos e nós ajudamos a sua empresa a criar um website!

Tags: ,
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter