Os Anúncios Online

10 Dez
10/12/2013

Sendo a internet um meio em expansão em Portugal e no mundo, com o número de utilizadores a aumentar todos os dias, com as redes socais a posicionar-se como um meio de destaque, temos pela frente um canal de comunicação absolutamente fascinante no complemento ao Marketing Tradicional. Temos a maior audiência mundial!

Contudo é necessário ter em conta, uma mudança de paradigma, ou seja, não são mais as empresas que controlam como as pessoas navegam na internet, são agora os utilizadores que ditam as modas, navegam seguindo os seus interesses sem qualquer imposição ou controlo. As empresas deixaram de poder exercer um efectivo domínio sobre como trabalhar a marca na internet.

Contudo apesar desta mudança de paradigma, as empresas podem aproveitar o todo seu potencial e exercer a sua influência, chegando aos seus consumidores com novas técnicas e métodos através dos anúncios online e ferramentas próprias para o efeito.

Um exemplo desta capacidade de chegar a nichos de mercado ou a vários Países em simultâneo, é através do Google Adwords. Esta ferramenta tem a capacidade de lançar campanhas online muito eficazes nos motores de busca mundiais. O Google Adwords permite ao Marketeer Digital escolher o seu segmento-alvo, através da idade, localização geográfica (País ou mesmo localidade), procura efectuada na internet (keyword), por idioma, por áreas de interesse de um internauta, podendo ainda definir em que sites é que se pretende apresentar os anúncios.

Mas não pára aqui. Com o Google Adwords pode-se estabelecer um orçamento diário e limitar esse orçamento por dia, estabelecendo ainda a duração da campanha podendo assim controlar os custos com muita precisão. Outro ponto muito relevante, é que a empresa só irá pagar o anúncio quando ele for clicado por alguém que demonstra interesse no produto ou serviço, optimizando assim o custo-benificio do investimento efectuado em publicidade online, podendo ainda medir os resultados, situação que não se verifica por exemplo na televisão.

Existem recomendações na utilização do Google Adwords que se devem ter em conta de forma a tornar mais eficaz a realização de uma campanha;

  • Apontar as campanhas para a homepage – sendo um dos erros mais recorrentes, o link do site que temos no anúncio deve apontar para o produto ou serviço que pretendemos passar ao cliente e não para a homepage do site da empresa, obrigando depois o cliente-alvo a procurar o produto/serviço forçando-o a abandonar o site.
  • Não analisar os resultados – O Google Adwords permite-nos analisar diversos factores da nossa campanha. A análise das keywords e a sua eficácia na nossa campanha poderá ser uma das variáveis a analisar e com a qual podemos interagir de forma a alterar as keywords com menos clicks optando por outras que nos façam atingir os objectivo definidos no plano de acção.
  • Usar Keywords especificas – É um erro comum a introdução de muitas keywords que façam com que pessoas menos interessas cliquem no nosso anúncio, sendo por isso fundamental seleccionar apenas as keywords mais relevantes para a área que se actua.
  • Conteúdo – Um conteúdo claro e preciso a oferecer algo como conhecimento, cheques-prenda ou a mais-valia do produto ou serviço.
  • Criar mais que uma campanha – Criação de pelo menos dois anúncios com variações nas keywords, podendo alargar o segmento de mercado, e analisando de uma forma mais precisa os resultados da campanha.

Ainda dentro dos anúncios online existem ainda alguns canais que não poderão ser esquecidos. O Facebook, o Twitter e o Linkdin, são hoje importantes redes sociais que terão de ser exploradas aquando da realização de campanhas online. O Facebook dispõe já uma opção de introdução de publicidade, onde podemos definir o público-alvo através da idade, gostos, localização geográfica, idioma, etc, que nos permite definir com grande rigor a quem nos dirigimos.

Além destas opções, temos ainda a possibilidade de criar uma página institucional no Facebook onde as empresas podem ter uma comunicação directa com os seus clientes ou potenciais clientes. Já no Twitter e no Linkdin podemos criar uma página da empresa á semelhança do Facebook e comunicar com os nossos clientes.

Pensamos que para uma eficaz campanha online é fundamental a criação de uma página de uma empresa em pelo menos três destas redes sociais redes.

Existe uma diversidade muito grande na oferta deste tipo de serviço na internet, contudo focamo-nos nas mais usadas em todo o mundo, sendo fundamental a pesquisa diária de qualquer novidade que esteja a emergir na internet para que possamos estar á frente da concorrência acompanhando assim os nossos consumidores nas tendências e modas de navegação na internet.

As vantagens dos anúncios online são:

  • Melhor relação custo-benefício – O meio digital garante á partida, custos mais baixo, pois não existem custos associados á produção de brochuras, anúncios e outros materiais em comparação com o método existente no meio digital (Pay-per-click) que mede com precisão as visitas de um potencial cliente do anúncio ou site. No meio físico esta quantificação é impossível de se realizar.
  • Os resultados podem ser medidos e identificados;
  • Através das keywords podemos direccionar a comunicação para os utilizadores que utilizam motores de busca;
  • A internet é um meio eficaz para chegar às pessoas a qualquer altura do dia, circunstâncias diferentes das tradicionais;
  • A internet é cada vez mais um espaço utilizado pelos consumidores jovens com boa escolaridade, que tomam cada vez mais as suas decisões de compra pela Internet, tendo mais influência do que a televisão.
  • A possibilidade de atingir um público geograficamente localizado, com uma segmentação detalhada através da idade, do género e dos interesses dos potenciais clientes;
  • Através de um orçamento reduzido, podemos atingir um elevado retorno do investimento (Return of Investment – ROI)
  • Redução significativa do custo de interacção com o cliente e o aumento da qualidade dessa interacção
  • O Marketing digital permite-nos comunicar com os nossos clientes quase instantaneamente;
  • Ligação directa entre os consumidores e os departamentos de inovação torna-se uma realidade com benefícios para ambas as partes
  • Marketing mais orientado para o seu target;
  • Menos gastos em publicidade para a obtenção de melhores resultados;
  • Maior controlo do impacto da campanha;
  • Melhoria da imagem da marca em termos de inovação;
  • Potencial da dimensão do mercado;
  • Plano de marketing digital totalmente exclusivo e direccionado para as suas necessidades;
  • Assessoria especializada na selecção das acções propostas.

Verificamos então que as vantagens dos anúncios online, são inúmeras, podendo existir um potencial enorme nesta área em Portugal para aquelas pequenas empresas onde os recursos direccionados ao Marketing são escassos.

E a sua empresa? Já está a apostar nos anúncios online?

Tags: ,
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter