A Importância do SEO no e-Commerce

14 Nov
14/11/2011

O sucesso de um site de e-commerce (loja virtual online) vai muito além de disponibilizar produtos e providenciar as entregas.

É fundamental investir em marketing digital e usar ferramentas de optimização de sites, conhecidas como SEO (Search Engine Optimization), que servem para melhorar o posicionamento de uma página dentro dos sites de busca como Google, o Bing e Yahoo Search. O processo de divulgar um site é tão importante como a criação do mesmo.

Para que tenha uma ideia do que estamos a falar, 35% do tráfego do e-commerce vem dos motores de busca, e no Brasil por exemplo, nada menos que 89% das buscas são feitas no Google. Dos utilizadores que fazem a procura, 60% analisam apenas a primeira página de resultados, 70% clicam apenas nas 3 primeiras posições e 90% vão no máximo à terceira página. Por isso é muito importante manter sua loja bem posicionada.

Mas afinal o que é o SEO?

Os motores de busca determinam a relevância de uma página na Web. O Google usa o sistema chamado “PageRank”, que calcula e define o quanto um site é importante, através da pontuação de 0 a 10.

SEO é um trabalho contínuo de melhorias de técnicas de Off-Page e On-Page

Os motores de busca não divulgam a informação de como procedem á indexação de sites e como os classificam, muito pelo contrário, eles escondem os segredos desta avaliação. No entanto, a experiência permite identificar as melhores práticas para se trabalhar. Tudo em SEO é feito a médio/longo prazo. Após aplicação das técnicas, é preciso acompanhar o desenvolvimento do site através de análises e conversões, retirando destas informação relevante para corrigir aspectos que sejam menos positivos para o site em questão.

Na experiência que temos desenvolvido desde à 3 anos para cá, podemos afirmar que de facto trabalhar o SEO de um site é um processo de aprendizagem constante, um trabalho moroso, onde se utilizam diversas ferramentas e técnicas diariamente para se obter um bom PageRank, tão importante para uma divulgação de um site nos principais motores de busca mundiais. Mas todo o esforço vale mesmo a pena!

Tags:
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter