A Evolução da Web 1.0 para a Web 2.0

10 Mai
10/05/2011

A World Wide Web

World Wide Web é um sistema de documentos em hipertexto que são interligados e executados na Internet. Desde 1991, data em que o mundo fica a conhecer a Web, verificou-se uma evolução desta que chega aos nossos dias na versão Web 2.0 tendo a sua origem na Web 1.0. A World Wide Web ou web é que irá permitir que o mundo se ligue entre si sendo que daqui parte-se para tudo o que acontecerá no mundo da internet.

A Web 1.0 vs Web 2.0

A primeira versão da Web ou Web 1.0, consistia num veículo de informação e de conteúdos onde o internauta não podia interagir. Era portanto um elemento passivo na construção ou evolução dos conteúdos muito semelhante ao da televisão.

Contudo em 2004 surge o conceito da Web 2.0 por intermédio da empresa norte-americana O´Reilly Media, que consiste na interacção do internauta com serviços como os wikis (exemplo: Wikipédia) e aplicações baseadas em redes sociais, que permitiam ao internauta contribuir com conteúdos e interagindo com os sites, envolvendo assim as pessoas nesta nova forma de comunicação. Excelentes exemplos desta interacção são sites como o Youtube, Facebook, Twitter, Linkdinn, etc, onde a comunidade de internautas desenvolve um papel fundamental na contribuição que dá para estes sites.

Ilustração da Diferença da Web 2.0 para a velhinha Web 1.0:

Web 2.0
Nós publicamos nós lemos
Nós partilhamos
Era da colaboração
Wiki, Blogs, Peer-to-Peer
Sociedade do Conhecimento
Web 1.0
Eu publico tu lês
Eu forneço
Era da produção
Webpage
Sociedade de informação

 

 

 

Fonte: Carrera (2009)

Tags: ,
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Facebook

Twitter